O primeiro passo para a utilização de um computador (ou notebook) como ferramenta de criação/geração/manipulação de áudio em tempo real é uma interface de áudio ou placa de som que possua baixa "latência".
A latência, numa placa de som, refere-se ao atraso entre a conversão do sinal digital produzido pelo computador e a saída ou entrada do som pela placa de som.
Por exemplo, quando se usa um computador como sintetizador controlado via teclado MIDI, o tempo que leva para se ouvir o som de uma nota após tocada no teclado é a latência. Ou quando utilizamos o computador como ferramenta de manipulação do áudio vindo de um microfone conectado à placa de som. A latência então pode ser percebida como a diferença do tempo entre a captação do áudio no microfone e o resultado do áudio manipulado pelo computador.
Latências inferiores a 7ms (milissegundos ou 0,007s) são consideradas de "tempo real". Acima desse valor já é possível ouvir um atraso entre a execução de uma nota e o seu som.
O áudio no Windows sempre sofreu com problemas de latência, pois os drivers padrão da plataforma (WDM, DirectSound e o antigo MME dos Windows 95/98/ME) não foram desenvolvidos para aplicações de tempo real.
Uma forma de driblar essa deficiência foi proposta pela Steinberg (desenvolvedora do Cubase e Nuendo - softwares sequenciadoes e de gravação de áudio multicanal) com o ASIO (Audio Stream Input/Output), que "pula" as camadas e os drivers padrão da plataforma e conecta os sinais de áudio vindo dos softwares direto com o hardware da placa de som, permitindo o trabalho com o áudio em tempo real.
O problema é que o ASIO só está disponível para placas de som profissionais. Para quem começa no mundo do áudio, nem sempre é possível adquirir tais placas e a única alternativa é utilizar as interfaces "on-board" presentes nos computadores e notebooks.
O ASIO4ALL contorna esse problema, fornecendo interface ASIO para qualquer placa de som que possua driver no padrão WDM (Windows XP/2000 ou superior).
O driver pode ser baixado de www.asio4all.com
Instalando
A instalação é simples, bastando tomar cuidado apenas na tela abaixo.
Marque as opções como demonstrado na figura:
Configurando
Ao clicar no ícone que o instalador colocou no desktop "ASIO4ALL Off-line Settings" a seguinte interface aparece. Se a placa de som eh compatível com o ASIO4ALL,
ela aparecerá na lista, marcada em azul no ícone da esquerda, ao lado da seta
e do nome da interface. O modo de configuração padrão permite apenas a escolha
do tamanho do buffer ASIO.
O tamanho do buffer (medido em samples) eh quem define a latência do áudio, em operações de áudio em tempo real. Quanto menor o valor em samples da latência, maior o processamento necessário para a reprodução do áudio. Na configuração abaixo para a minha placa de som (uma simples SoudBlaster Live CT4870) utilizei um buffer de 256 samples, que me possibilitou uma latência de aproximadamente 7ms, no limite do aceitável.
Um indicativo de que a latência possa estar baixa demais e sobrecarregando a CPU é a reprodução de "plocs" no áudio, ou interrupções intermitentes no som, como se o áudio estivesse "pulando" ou "pipocando".
O ideal eh descobrir um ajuste que possibilite baixa latência e ao mesmo tempo um uso com relativa folga da CPU. Um uso intenso da CPU por um determinado software ou plug-in também pode causar falhas no áudio.
Clicando no botão Advanced da configuração (com a figura da chave) temos mais opções de sintonia fina da configuração. Nessa opção podemos habilitar a interface ASIO4ALL para as entradas e saídas individuais da placa (para placas de som com mais de 1 entrada e mais de 2 saídas). Na configuração abaixo pode-se ver que minha placa de som possui 4 pares de saídas e que apenas habilitei as saídas 0/1. Se quisesse habilitar as demais, bastava clicar na saída presente na lista "WDM Device List" e clicar no botão ao lado da seta e do nome de cada uma das saídas da interface (com o desenho de um pequeno "Power"). Cada saída ou entrada habilitada aparece no software a ser utilizado (Ex: Ableton Live) como uma saída ou entrada ASIO. Não esquecendo de ajustar o tamanho do buffer no controle "ASIO Buffer Size", que abaixo foi ajustado em 256 samples.
Lembrando que a interface de configuração deve ser sempre fechada após os ajustes e antes de se iniciar o software a ser usado.
USO O SOUND FORGE PARA GRAVAÇÃO DE AUDIO
ResponderExcluirMAS NÃO VI O MESMO NESSE ESQUEMA SEU
DARIA PRA MIM USAR O SOUND FORGE COM ESSE SUPORTE ASIO?
TOU USANDO A VERSÃO 8
sim! da pra usar em qualquer software de gravaçao
ResponderExcluirqueria tentar algo com um netbook acer, como teria que configurar para o melhor resultado possivel ?
ResponderExcluirableton 8