ADS

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Como ter uma banda e ter sucesso




1 – Seja Humilde – Por muito boa que seja sua música, o mundo ainda não percebeu isso. Ou seja, até que você prove de fato o seu inegável valor, você será tratado como qualquer outra banda aspirante. No mercado musical todos são culpados até que provem o contrário. Não encare isso com revolta, não ache que atitudes tipo “Se não me derem valor, quem vai me dar?” Se realmente sua música for boa ela falará muito mais do que qualquer atitude que você venha a tomar. Gravadoras geralmente não gostam de quem é arrogante sem ainda nem ter feito sucesso, pois o que esperar quando o tiver?
2 – Pare com a paranóia – Ninguém está atrás da sua música para copiá-la e ficar milionário da noite para o dia. Isso não significa que você não deva registrá-la nos órgãos competentes, observe bem! O registro é imprescindível e simples, para que quando chegue a hora da sua música atingir o sucesso ninguém possa questionar a sua autoria. Porém, às vezes nos deparamos com artistas que não querem que sua música esteja em MP3, que questionam o que será feito desta, que acham que estão sendo passados para trás, etc. Esquecem que às vezes até interessa que ela seja “pirateada” um pouco, pois é inegável que é de veiculação que você precisa para sua música ser conhecida!
3 – Seja flexível – Nem todas as gravadoras e selos de música possuem muita flexibilidade na hora de assinar um contrato. Para mudá-lo muitas vezes se requer o auxílio de advogados, envolve burocracia, custos, etc que especialmente os pequenos selos não possuem. Ás vezes é negócio assinar um contrato temporário não tão bacana assim, pois com isso você já ficará com o “histórico” de ter assinado durante um tempo com a gravadora ou selo X, e isso o tornará mais atraente para gravadoras maiores. Isso não quer dizer que devamos assinar qualquer coisa. Além disso, às vezes é possível se renegociar royalties, benefícios, etc, uma vez que você já está assinado, pois você já é “da casa”, percebeu?
4 – Vire-se! – Se você ainda não possui gravadora, terá que se virar para se tornar conhecido. Se já possui, também! Porque? Porque, por muito dedicada que seja sua gravadora, ela possui defeitos, limitações, e outras bandas para promover! Assim, achar que ela poderá lhe oferecer 100% de atenção e compromisso é esperar demais e esquecer dos outros, que merecem tanta atenção quanto você. Assim, ajude sua gravadora na promoção da sua música. Assim você até também poderá cobrar mais dela! Existem inúmeras técnicas baratas de promoção on-line, como listas de e-mails, clubes on-line de fãs, criação se sites, etc. Um bom site que explica isso é: http://www.getsigned.com/promotion (inglês) Não ache que isso vai “ofender” a gravadora, que estará “entrando no seu território”, “fazendo o seu trabalho”, pois é direito seu querer o máximo para si mesmo e ela só pode ficar feliz por ver alguém lhe ajudar a fazer mais dinheiro!
5 – Conheça seus direitos – O fato de você ser artista ou simplesmente músico não o impede de aprender uns rudimentos de direito autoral. De fato, o pessoal fica com medo de “pisar” em alguém que mostra um mínimo de conhecimento de direito, pois como não se sabe até onde vai o conhecimento dessa pessoa, melhor não mexer com fogo! Direito autoral é mais fácil do que se imagina e existem vários sites que o explicam bastante bem. Leia, aprenda, e será difícil que tentem se aproveitar de você!
6 – Comece bem ou não comece! – Lembre-se, até que prove o contrário, você é um artista promissor, mas também um ilustre desconhecido. Não estrague suas chances de sucesso dando a impressão de desleixado! Recebemos CDs sem release, releases com numerosos erros ortográficos, material musical mal gravado… Para que alguém iria dar atenção a um material mal apresentado quando ainda há tantos outros para serem avaliados? Além disso, a triste coincidência é que parece que há sim uma estreita relação entre qualidade musical e de apresentação! Ou seja, a idéia de que “não importa como me apresente, a música falará por mim” não é bem verdade como já tivemos ocasião de perceber. Material mal apresentado certamente será mal avaliado, pois senão seria uma injustiça com quem gastou tempo e recursos para apresentar bem seu material.
7 – Seja você mesmo musicalmente – Tentar se parecer com alguém do cast da gravadora com a esperança de que esta o contrate, aceitar qualquer modificação na sua música com tal de que esta seja gravada, etc dão a impressão de que está “matando cachorro a gritos”, e / ou de que não possui identidade musical própria. Além disso, para que a gravadora iria querer um clone de um produto seu? Para que os dois concorram entre si? Nada disso! Mostre que sua música é diferente, que seu produto é único, e que, assim é bem possível de ser comercializado. Observe que aqui não se está sendo arrogante (o que iria em contra da regra número 1), mas se estabelecendo uma marca musical própria que o tornará mais marketável e respeitável. Uma coisa é querer se valorizar, a outra é querer valorizar a sua música!
8 – Não encha o saco! – Ficar ligando, insistindo, cobrando, etc é bom até certo ponto. Às vezes seu material não foi ainda avaliado por descaso ou esquecimento e uma ligação telefônica simpática pode ajudar ao Diretor Artístico a se lembrar de você. Porém, na maior parte das vezes, seu material não foi avaliado ainda por pura falta de tempo e / ou de material humano, e não por descaso ou incompetência. Cobrança excessiva em alguém que ainda não lhe deve nada é política ruim. Além disso, o Diretor Artístico pode achar que você está querendo dar a entender que ele é um preguiçoso ou coisa parecida e aí mesmo é que não vai querer nada com você!
9 – Mantenha as portas abertas – Gravadoras trabalham em um mercado que parece um eletrocardiograma. Hoje em alta, amanhã em baixa, para depois de amanhã estar em alta de novo. Isso porque o produto que elas comercializam (suas músicas) não são os chamados “de primeira necessidade”. Isto é, o público pode viver sem música, mas não pode viver sem comer! Assim, quando a economia vai mal, a primeira coisa a sofrer as conseqüências são os produtos não essenciais, e a música infelizmente é um desses. Também há o fato da moda. Às vezes um determinado estilo musical volta à moda amanhã e, assim, se torna interessante comercialmente. Assim, o fato da gravadora não querer assinar com você hoje pode ser simplesmente decorrente de um desses fatos, e não de que ela nunca irá querer assinar com você! Manter as portas abertas ligando de vez em quando para o Diretor Artístico dela para lhe lembrar que você existe é uma boa política, pois este lembrará de você quando voltar o tempo das “vacas gordas”!
10 – Arrume um figurão – Numerosos músicos “chegaram lá” porque se associaram a alguém com influência no mercado musical. Este é um mercado besta no qual o “não te conheço logo não quero te conhecer!” impera. Conseguir um promoter, manager, advogado de renome é entrar nesse mercado da mão de alguém com reconhecimento. Não é fácil e muitas vezes eles mesmos não querem pagar um tostão ao artista, mas o fato é que você passará a conhecer donos de gravadoras, artistas de renome (que podem querer gravar com você), etc. E, como dizia o poeta, na vida o importante é o QI! (Quem Indica).

( http://www.composerinvent.com.br/10-dicas-para-uma-banda-ter-sucesso/ )
Frases do audio Web Developer

Morbi aliquam fringilla nisl. Pellentesque eleifend condimentum tellus, vel vulputate tortor malesuada sit amet. Aliquam vel vestibulum metus. Aenean ut mi aucto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário